Ouro Preto, 22 de dezembro de 2014  
 
 






     

         A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto foi o primeiro hospital erguido em terras mineiras e ainda hoje, é o único da cidade.
         A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia, cuja padroeira é Sant´Anna, foi fundada em outubro de 1735, através de recursos deixados pelo minerador português, capitão-mor Henrique Lopes de Araújo.
         Em um dos ofícios da época, o governador de Minas diz que os ouro-pretanos se reuniram, venderam as lavras doadas pelo capitão-mor e, com o dinheiro, “compraram casas em sítio acomodado que fizeram hospital; e desde logo trataram de fazer curar os doentes e mais obras de caridade, que são do instituto da Irmandade da Misericórdia”. Os doentes eram tratados por “devotos”.
          O hospital mudou-se poucas vezes. Em 1794, ocupava um imóvel na Praça Tiradentes, ao lado da capela original de Sant´Ana que hoje não existe mais. Em 1854, mudou-se para o Palácio dos Bispos e foi indenizada pela troca. Em 1885, passou a ocupar a histórica Chácara Xavier, na atual rua Padre Rolim, que pertencia, então, ao governo provincial, que o utilizava como quartel policial. O casarão foi duplicado, tomando o formato que tem hoje.
           Ao completar 265 anos de existência, em outubro de 2000, a Santa Casa mudou mais uma vez seu hospital para um prédio moderno, no bairro Bauxita, construído pelo então prefeito José Leandro Filho, onde se encontra até hoje.

 
     
Rua José Moringa, 620 Vila Itacolomy | Ouro Preto | MG | 35400-000 | Tel. (31)3551.1133